O SITICALTE tem pleno conhecimento da atual situação das indústrias de calçados de nossa cidade e não tem medido esforços para preservar as empresas e os empregos de nossa categoria.
Assim, não teve dúvidas e negociou condições para enfrentamento desta pandemia, e aceitou reduzir jornadas e salários, bem como suspender contratos de trabalho como forma de resistirmos ao pior período desta crise.
As medidas adotadas surtiram efeito e os empregos foram mantidos.
Chegada a hora de negociar o dissídio da categoria apresentou proposta de reajuste dos salários nos exatos limites da variação do INPC para a data base de 01 de agosto (2,69%), com a manutenção das demais cláusulas acordadas no dissídio do ano passado
Tal proposta é justa, pois muito embora estejamos passando por uma pandemia, as mínimas condições de trabalho e de salário dos trabalhadores devem ser garantidas, e o repasse da inflação nos garante o mínimo reconhecimento nesta hora tão difícil.
Para surpresa do SITICALTE as empresas apresentaram uma proposta de acabar com a possibilidade dos trabalhadores ganharem novos triênios, propondo que somente aqueles trabalhadores que já ganham os triênios continuem ganhando, e aqueles que passariam a ter tal direito não ganhem mais.
Então, esta proposta apresentada que RETIRA O DIREITO DOS TRABALHADORES não foi aceita pelo sindicato e impediu que o dissídio fosse fechado.
O SITICALTE, contudo, solicitou a todas as empresas que não deixem de repassar a inflação para o salário dos trabalhadores já neste mês enquanto continuamos negociando com as empresas.
O SITICALTE não acha justo que, agora que passado o pior da crise, que os trabalhadores fizeram todos os sacrifícios possíveis para o bem das empresas e dos empregos, sejam atacados com uma proposta que lhes tira o direito de receber o triênio.
Então, as negociações continuam, e logo traremos mais notícias.
Se sua empresa não conceder o aumento da inflação NESTE pagamento entre em contato com o SITICALTE e nos informe.
Comentarii