Em nosso programa de hoje, queremos lembrar novamente da importância de ter convenção coletiva, conhecido melhor por dissídio coletivo. Os mais antigos no setor, se lembram dos reajustes espontâneos de salários e das promoções, algo que nos dias de hoje desapareceu e devido ao desemprego, os achatamentos salariais são cada vez maiores e só não pagam salários mínimos pois existe o piso da categoria, previsto como menor salário possível, não sendo aceitável pagar salario mínimo.
Outra questão bem importante é a jornada de trabalho de segunda a sexta-feira, pois se não houvesse convenção, todos teriam que trabalhar 8 horas por dia e 4 horas no sábado, e certamente não seria bem-vindo.
Ainda assim há outras conquistas obtidas pelos anos, que com a reforma trabalhista estamos perdendo, como triênio, auxilio escolar, valores de creche e hora extra 60%. Fica a dica para a categoria calçadista prestar atenção e fortalecer o seu sindicato, pois quando não tiver mais, certamente será tarde.
- Sobre a medida provisória 936 que foi convertida em lei, teve decisão importante no dia 06 de julho. Se julgou que os aposentados não poderiam entrar na redução de jornada e salários, portanto, teriam que receber ajuda compensatória igual aos vencimentos.
Aos poucos as empresas calçadistas estão fazendo esse pagamento, uma vez que a maioria teve que fazer levantamento de quem estivesse de fato aposentado.
- O Siticalte está em um novo processo de comunicação, reformulando seu site, para levar mais informações a classe calçadista, em especial aos associados, que podem desfrutar dos benefícios na área da saúde, lazer, questões jurídicas, e acima de tudo, garantir segurança nas horas mais indesejadas.
- Vaga de emprego: o Atelier MM, conhecido também como atelier do Marino, está com vaga para 3 costureiras, com experiência. Interessados devem ir diretamente na empresa.
- Durante a semana passada, o Ministério da Economia publicou nota sobre ajustes nos dados da RAIS 2019. Diz ter processado todos aqueles dados enviados pelas empresas enquadradas no E-Social. Com isso, deverá ocorrer a partir do dia 04 de novembro, o pagamento do PIS ou 14º salários a todos que não receberam. Na categoria do Siticalte houve problemas nas empresas RR Shoes, Piccadilly e Beira Rio.
Ao menos agora está claro e esclarecido quem cometeu o erro e foi responsável, pois foi um jogo de empurra muita grande, mas o Siticalte, mais uma vez, fez seu papel de buscar solução e desde o primeiro momento fez esclarecimento a todos, dando tranquilidade.
Comments