Buscar

PROGRAMA DE RÁDIO 03 DE OUTUBRO DE 2020


Em nosso programa de hoje, queremos lembrar novamente da importância de ter convenção coletiva, conhecido melhor por dissídio coletivo. Os mais antigos no setor, se lembram dos reajustes espontâneos de salários e das promoções, algo que nos dias de hoje desapareceu e devido ao desemprego, os achatamentos salariais são cada vez maiores e só não pagam salários mínimos pois existe o piso da categoria, previsto como menor salário possível, não sendo aceitável pagar salario mínimo.

Outra questão bem importante é a jornada de trabalho de segunda a sexta-feira, pois se não houvesse convenção, todos teriam que trabalhar 8 horas por dia e 4 horas no sábado, e certamente não seria bem-vindo.

Ainda assim há outras conquistas obtidas pelos anos, que com a reforma trabalhista estamos perdendo, como triênio, auxilio escolar, valores de creche e hora extra 60%. Fica a dica para a categoria calçadista prestar atenção e fortalecer o seu sindicato, pois quando não tiver mais, certamente será tarde.

- Sobre a medida provisória 936 que foi convertida em lei, teve decisão importante no dia 06 de julho. Se julgou que os aposentados não poderiam entrar na redução de jornada e salários, portanto, teriam que receber ajuda compensatória igual aos vencimentos.

Aos poucos as empresas calçadistas estão fazendo esse pagamento, uma vez que a maioria teve que fazer levantamento de quem estivesse de fato aposentado.

- O Siticalte está em um novo processo de comunicação, reformulando seu site, para levar mais informações a classe calçadista, em especial aos associados, que podem desfrutar dos benefícios na área da saúde, lazer, questões jurídicas, e acima de tudo, garantir segurança nas horas mais indesejadas.

- Vaga de emprego: o Atelier MM, conhecido também como atelier do Marino, está com vaga para 3 costureiras, com experiência. Interessados devem ir diretamente na empresa.

- Durante a semana passada, o Ministério da Economia publicou nota sobre ajustes nos dados da RAIS 2019. Diz ter processado todos aqueles dados enviados pelas empresas enquadradas no E-Social. Com isso, deverá ocorrer a partir do dia 04 de novembro, o pagamento do PIS ou 14º salários a todos que não receberam. Na categoria do Siticalte houve problemas nas empresas RR Shoes, Piccadilly e Beira Rio.

Ao menos agora está claro e esclarecido quem cometeu o erro e foi responsável, pois foi um jogo de empurra muita grande, mas o Siticalte, mais uma vez, fez seu papel de buscar solução e desde o primeiro momento fez esclarecimento a todos, dando tranquilidade.


Horário de Funcionamento:

Segunda a Sexta  07:30 - 12:00

                          13:30 - 18:00

Rua Carlos Arnt nº618 - Canabarro, Teutônia - RS



siticalte@siticalte.org.br

 

Telefone: 051 3762-7020