Buscar

PROGRAMA DE RÁDIO 09 DE MAIO DE 2020


No dia de ontem, finalmente foram entregues aos empregados da Paquetá, documentos para acesso ao recebimento do FGTS e encaminhamento do seguro desemprego, além da baixa da CTPS. Após ter se passado do prazo e com muita enrolação, inclusive com processo de mediação entre o Tribunal Regional do Trabalho, Ministério Público do Trabalho, empresa e o Siticalte, no dia 30 de abril.

O Siticalte lamenta profundamente o desfecho da empresa, após 40 anos de atuação em Teutônia, ser dessa maneira. Jamais o sindicato e nenhum empregado de sã consciência, poderia concordar com o modo de Força Maior, onde como exemplo mais claro de perda, é a metade dos 40% do FGTS, não foi calculado indenização de 3 dias por cada ano trabalhado, férias pagas pela metade, entre outras verbas rescisórias pela metade.

Vergonha é o termo que nesse momento deve ser usado, pois fazer o que fizeram, com quem sempre honrou a camiseta da empresa e nesse momento ser tratado com descaso e desrespeito.

Estamos muito confiantes de que a justiça será feita. Pode até levar um tempo razoável, mas tudo  tem limite.

Os advogados do sindicato estão dando todo o suporte até a real solução do caso. Como citado no programa passado, orientações serão dadas aos envolvidos e não de forma genérica.

O que está claro é que tanto como a turma anterior, ainda pendente de solução, como os de agora, precisam percorrer um longo caminho jurídico e não será de fácil e breve solução.

– O Siticalte avisa que o encontro das mães, previsto para o próximo sábado está cancelado. Desde já, desejamos a todas as mães um Feliz dia das mães, embora sendo diferente, seja repleto de alegria e amor.

– A crise não para de ceifar postos de trabalho. Nessa semana muitos empregados perderam seu emprego. As 28 no atelier do Valmir e na ordem de 50 funcionários na Piccadilly, além de 50 na Calçados Beira Rio.  Desde março o setor calçadista já chega a 1000 demissões. Muito lamentável algo dessa natureza, nunca antes vista e vivida.

– Como grande parte das empresas aderiram a redução de jornada e salários enquadrada na medida provisória 936, a situação ainda está pouco menos dramática, mas o que ninguém sabe é até quando irá.

Nessa semana também foram feitos 3 acordos de redução de jornada entre o sindicato e empresas, para abranger na totalidade dos empregados, inclusive salários maiores e igualmente uma compensação aos aposentados, já que não entram na medida provisória com recebimento do valor, por já receberem benefício. Parabéns as empresas Áppia, New e LDK, que dessa forma darão uma compensação a essas pessoas tão importante nesse processo produtivo.

Para fazer o cálculo de quanto, será o valor pago pela formula do seguro desemprego. Basta acessar o site do sindicato ou facebook, através da calculadora do Diesse, e a partir dai calcular tudo certinho.

Como já falamos, haverá uma pequena perda, pois a parte do governo é calculado de acordo com a regra do seguro desemprego. Mas nesse momento perder pouco ou perder o emprego, se torna mais vantajoso.

Horário de Funcionamento:

Segunda a Sexta  07:30 - 12:00

                          13:30 - 18:00

Rua Carlos Arnt nº618 - Canabarro, Teutônia - RS



siticalte@siticalte.org.br

 

Telefone: 051 3762-7020