Buscar

PROGRAMA DE RÁDIO DE 28 DE AGOSTO DE 2021


Associados do Siticalte Bom dia!

Nessa semana encerrou o programa de redução da jornada de trabalho ou suspensão conforme medida provisória 1045 editada pelo governo Federal e que sucedeu a medida provisória 936 do mesmo assunto. Agora não há até o momento prorrogação do programa e por isso o retorno a jornada de trabalho precisa ser integral. Embora que o congresso aprovou algo nesse sentido e nela colocaram outra nefasta reforma trabalhista o fato é que até o momento o senado não votou e por isso não há nada em vigor.

Agora o assunto do momento é sobre o afastamento das gestantes as quais segundo a medida provisória 14151 devem ser afastadas de suas funções presenciais e exercer trabalho a distância e em casa sem prejuízo da remuneração. Dessa forma cabe as empresas seguir esse caminho e afasta-las das atividades até que uma nova medida provisória faça correção e orientação diferente. Se está correta ou não e se é justo não cabe ao sindicato debater, apenas é o que está posto e pelo projeto MP 1045 parece que irá trazer essa correção mas até esse instante não votado.

Dissidio coletivo! Desde a assembleia do dissidio ocorrido em 15 de junho já se passaram 2 meses e meio e durante todo esse tempo a diretoria do sindicato vive e trabalha para as negociações do dissidio. Vale sempre a pena repetir que não há mais reposição e reajuste automático e para ocorrer todo esse processo precisa o sindicato negociar o dissidio. Passado todo esse tempo e como a data base é 01 de agosto nesse ano temos uma das maiores inflações dos últimos anos e se fosse de fato apurar as perdas com os alimentos, gás, energia, certamente esse número é muito maior.

Dito isso informamos que houve entendimento com a classe patronal tanto do calçado como do Vestuário e malharias e a reposição do INPC de 9,85 % está garantida em uma única vez, ou seja, já nesse próximo pagamento. Infelizmente não obtivemos êxito para algo acima do INPC uma vez que alegam já ser alto o índice e somos sabedores que em eventual julgamento no tribunal não haveria valor acima pois a legislação não está a favor do empregado.

Já está amplamente divulgado nas redes sociais e qualquer dúvida o sindicato pode responder. Pedimos que todos confiram em suas folhas de pagamento e façam o cálculo pois há várias calculadoras que adoram calcular para baixo e não para cima e com isso o índice muitas vezes fica abaixo do negociado e mesmo sendo um centavo não é justo.

A diretoria agradece a todos que estiveram na assembleia, a todos que se preocupam e a todos que ajudaram para a conclusão do dissidio. Juntos somos mais fortes.

As informações do Siticalte retornam no próximo sábado. Tenham todos um bom final de semana.