top of page

O SINDICATO

Na década de 70, houve uma expansão de empresas calçadistas na região do vale do Taquari, surgiu então, a necessidade de aglutinar forças no sentido de representar a classe trabalhadora que crescia.

Foi exatamente no dia 16 de Outubro de 1976 em que o Sr. Edir Inácio (in memoriun) presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Vestuário do Estado do Rio Grande do Sul presidiu uma assembléia geral em que se fundou uma Associação Profissional dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuáriode Estrela, com sede em Canabarro, abrangendo os municípios de Estrela, Lajeado, Arroio do Meio, Bom Retiro e Cruzeiro do Sul.

Aos fundadores dessa associação destacamos em especial primeiro presidente Ervino José Scheeren, tesoureiro Jaci Arnaldo Mörschbächer os quais dirigiram a entidade por 12 anos ininterruptos.

Aos empresários e em especial o Sr. Elimar Schaefer (in memoriun), que não mediram esforços para fundar esta entidade, a classe trabalhadora lhes presta homenagens.

Mais tarde em 20 de Outubro de 1978 a Associação Profissional dos Trabalhadores das Indústrias do Vestuário de Estrela passou a denominar-se Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Estrela.

Quando veio a emancipação de Teutônia separando-se de Estrela foi novamente alterado a denominação da entidade que passou a chamar-se: Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Calçadistas de Teutônia.

Com o advindo da nova constituição de 1988 que permitia a criação de entidades sindicais por município a base territorial original foi reduzida para composição de 4 municípios: Teutônia, Poço das Antas,  Wesfália e Paverama.

Atualmente o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Calçadistas de Teutônia denominado SITICALTE possui uma infraestrutura bem sólida sendo um pilar referencial para toda região do Alto Taquari.

SINDICALISMO

O homem é um ser social e não vive sozinho. Por isso manifesta seu espírito social através de associações.

As associações surgiram por existirem ligações entre as pessoas, quer por uma necessidade ou por interesses comuns.

O primeiro movimento sindical surgiu na inglaterra, após a revolução industrial, entre 1700 e 1800. Depois estendeu-se a Alemanha, França e demais países.

SINDICALISMO NO BRASIL.

Foi no ano de 1907, pelo decreto nº 1637, que criou as sociedades cooperativas e estendeu o direito aos profissionais para se associarem aos sindicatos.

Somente em 1930 o movimento sindical brasileiro tornou-se expressivo, e desde então floresceu tornando-se um movimento atuante principalmente no Mercosul.

O movimento Sindical não é expressivo quando:
– falta espírito associativo;
– falta conscientização dos trabalhadores para a importância de sua participação nos sindicatos.

A finalidade de um sindicato é de REPRESENTAR perante as autoridades Administrativas e Judiciárias os interesses gerais de seus representados ou os interesses individuais de seus associados

A IMPORTÂNCIA DOS ASSOCIADOS

O Sindicato representa os sócios nas seguintes situações:
– nos estudos com os empregadores e autoridades;
– no estudo de melhores condições de vida, higiene e segurança para os trabalhadores;
– na efetivação de contratos coletivos de trabalho;
– nos dissídios coletivos;
– na assistência aos seus associados e beneficiários junto ao INSS.

O Sindicato oferece também outras vantagens aos sócios, tais como:
– assistênica médica, hospitalar, odontológica, exames laboratoriais;
– promoção de cursos: mão-de-obra especializada, corte e costura, arte culinária, informática, eletricidade, mecânica, pintura, tricô, crochê, espanhol e outros.
– assistência técnica e palestras informativas.
– atividades recreativas e sociais.

Parece que, assim, os sindicatos estão tomando novos rumos, orientando-se através de outros objetivos que não correspondem as suas finalidades primeiras.

O primeiro passo quando alguém deseja participar é associar-se e, conseguentemente, congregar-se a sua categoria profisisional. Todavia não basta associar-se; deve participar de todas as atividades sindicais tais como:
– comparecer as assembleias e participar do debate. A Assembléia é soberana. As soluções devem ser tomadas dentro das assembléias, pois comentários fora não tem validade.
– aceitando cargos para a diretoria, quando solicitados;
– tomando conhecimento objetivo e da política sindical;
– conseguindo que outros trabalhadores se unam ao sindicato. Pouco será feito sem esforços isolados Tem que haver união;
– contribuindo com a mensalidade;
– ir ao sindicato.

ESTRUTURA SINDICAL

A base estrutural no Movimento Sindical Brasileiro é constituído pelos SINDICATOS, FEDERAÇÕES e CONFEDERAÇÕES e por último aparecem as CENTRAIS.

FEDERAÇÃO.

É o organismo que congrega todos os sindicatos de uma mesma categoria profissional, dentro de uma determinada base territorial. A Federação é formada por, no mínimo cinco sindicatos.

Qualquer trabalhador sindicalizado, uma vez eleito, poderá dirigir a Federação de sua categoria profissional.

Uma das principais funções das federações é de congregar todos os sindicatos numa entidade única. Traçar normas e diretrizes comuns a todos os sindicatos e orientá-los para os objetivos gerais sendo que o âmbito de atuação das federações poderá ser estadual ou interestadual. As Federações se congregam num organismo denominado CONFEDERAÇÃO.

CONFEDERAÇÃO.

Confederação é um organismo formado de, no mínimo, três Federações. Todas as Confederações têm sua sede na Capital Federal (Brasilia). A função das Confederações é de congregar as Federações e traçar normas e diretrizes gerais a todos os sindicatos.

Centrais.

As confederações por sua vez se congregam em Centrais. Existem várias Centrais, mas nenhuma faz parte da estrutura sindical.

bottom of page