Buscar

PROGRAMA DE RÁDIO 14 DE MARÇO DE 2020


-O Siticalte visando incentivar os estudantes, lembra novamente da importante cláusula prevista na convenção coletiva do calçado, que conce

de auxilio para empregados que estejam estudando no ensino médio, fazendo curso técnico ou graduação. Para ter direito, basta ler a cláusula 6.10, disponível na página 14 da cartilha, e apresentar até o dia 31 de março o comprovante de matricula no departamento pessoal da empresa, para se habilitar a receber a primeira parcela no valor de R$182,00. Você calçadista, faça uso desse benefício previsto no dissídio.

– O Siticalte aproveita para lembrar a diferença entre mensalista e horista, uma vez que no mês de fevereiro, é o pior mês para quem está no regime de horas, mesmo com 1 dia a mais, por se tratar de ano bissexto.

Ocorre que a contagem de horas se dá do dia 01 até o dia 31 de cada mês. Dependendo pode dar mais ou menos horas, o que sempre é muito consultado na própria cartilha. Enquanto que os mensalistas perfazem o mês e recebem 220 horas sempre, com alguns meses com horas a menos e outros a mais. Ao contar o ano inteiro, também há um prejuízo, mas é o que diz a legislação.

– Outro assunto que temos que abordar, é referente as faltas ao trabalho. Quando o empregado inicia o emprego, faz um contrato de trabalho, o que prevê não faltar, exceto por motivos legais como atestado médico, dispensas legais e previsões na lei. Porém, temos recebido queixas de diversas empresas, sobre o alto índice de faltas sem motivo aparente, com isso, há prejuízo na produção ou então muitos, de fato, perderão o emprego. O Siticalte lembra que no atual momento econômico turbulento, ter um empego é algo de muito valor e por isso, é necessário fazer o máximo para honrar o contrato de trabalho, sem contar os prejuízos financeiros que o empregado tem na folha de pagamento, incidindo inclusive nas férias, sem forem mais de 6 faltas no ano e até no corte do adiantamento quinzenal.

– No dia de ontem, 13 de março, ocorreu a reunião da Federação do calçado e vestuário na sede do Siticalte em Teutônia, em mais um encontro descentralizados e prestigiando assim os sindicatos filiados.

– O Siticalte lembra que no dia 26 de março, haverá reinicio dos encontros mensais de aposentados e sócios especiais do Siticalte, com início às 14 horas.  Pede-se para confirmar presença, para haver melhor organização. A palestra desse mês terá a presença dos bombeiros voluntários de Teutônia.

– Novo convênio. O cardiologista Dr. Guilherme Vogt está atendendo aos associados do Siticalte. Telefone para marcação de consultas é 3762-2966, e o consultório está localizado no prédio A1, de fronte ao hospital Ouro Branco.

– O Siticalte dispõe de vagas no curso de costura em calçado, para os turnos da tarde e noite, sendo aberto para qualquer pessoa, seja desempregada, a procura de emprego ou até mesmo para adquirir experiência na função de costureira, tão necessária na área calçadista.

Já na área da informática há opções de 70 cursos, dos mais variado tipos, com turmas de manhã, a tarde e noite. O curso é exclusivo para associados e filhos de associados.

O curso de desenho artístico também possui vagas, de acordo com o dia da semana. Para maiores informações, pode se dirigir ao Siticalte ou falar diretamente com a professora Cristina, ou ainda na Prefeitura, para integrar o núcleo de cultura.

Horário de Funcionamento:

Segunda a Sexta  07:30 - 12:00

                          13:30 - 18:00

Rua Carlos Arnt nº618 - Canabarro, Teutônia - RS



siticalte@siticalte.org.br

 

Telefone: 051 3762-7020