top of page
Buscar

PROGRAMA DE RÁDIO 01 DE AGOSTO DE 2020

Atualizado: 10 de mai. de 2021


–  Hoje já estamos no dia 01 de Agosto, data que lembra a data base do setor calçadista e do Vestuário da nossa base. Se fosse em outras épocas, a expectativa era enorme, pois no período com inflação alta, esse aumento salarial era muito aguardado.

Nesse ano com o INPC pouco superior a 2%, nosso desafio é ainda maior, pois além de não representar quase nada temos ainda a falta de empregos e muitas pessoas sem trabalho.

Respondendo a alguns questionamentos se terá dissídio, nossa resposta é sim, pois trata-se de reposição das perdas ocorridas de 01 de agosto de 2019 até 31 de julho de 2020. E caso não repor, no próximo ano haveria dupla perda.

Mas como o INPC oficial só é divulgado no dia 10 de agosto, até o momento não houveram negociações e tão pouco a forma do reajuste.

– Nessa semana a Câmara Federal votou e aprovou uma nova liberação do FGTS durante o período da pandemia, ao valor de um salário mínimo e com algumas sugestões de mudanças ao projeto do Governo, que no momento preferimos não divulgar, pois ainda não são definitivas.

Ocorre que injetar dinheiro na economia é super importante, mas é sempre bom lembrar que o FGTS é uma poupança do empregado e na hora mais difícil que é a perda de emprego, deverá estar ciente de que esse valor estará a menos.

Primeiro foram os R$500,00, agora será até R$1.045,00. Lógico que em caso de extrema necessidade ou aplicar, sem duvida virá bem, mas depois esse valor virá a menor.

– Falando em dinheiro, até o momento persiste o impasse sobre o recebimento do PIS, devido a falta de sintonia entre a Caixa Econômica Federal e o Ministério da Economia. Com a implantação do E-Social, as empresas não são mais obrigadas a transmitir a Rais e isso tem gerado milhares de problemas.

O Siticalte já entrou em contato com a Caixa, já fez denúncia a Ouvidoria, e já falou com as maiores empresas. A resposta é aguardar para ver se o sistema de informática conseguirá detectar onde esses arquivos foram enviados e como devem ser acessados.

Enquanto isso o trabalhador segue prejudicado, pois esse valor é bem-vindo, e irá gerar a roda na economia. Caso não se resolva logo, o Siticalte irá acionar judicialmente os órgãos, para responsabilizar quem de fato está errado.

– O Siticalte vem informar que até o momento apenas um juiz da Vara do Trabalho de Estrela emitiu alvará para liberação do valo bloqueado da conta do dono da RR Shoes, e precisa ser aguardado o outro juiz, pois não haveria valor suficiente para essa segunda parcela, ou seja, no montante de 193 mil reais. Os advogados do Siticalte estão em contato e com certeza primeiros dias será liberado, sendo transferido para a conta do sindicato e posterior transferência para a conta de cada ex empregado, que somam 260 pessoas.

– Como já falamos no programa passado, a legislação trabalhista e legislação envolvendo recuperação judicial ou falência, é estritamente ruim e contra o trabalhador.

Processos ficam décadas rolando até uma decisão e o pior de tudo para uma cobrança de valor, isto se há valores disponíveis. Por parte do sindicato, temos muito a lamentar, pois não se consegue dar uma solução e muitos até esquecem que o verdadeiro culpado não é a justiça, o sindicato ou qualquer advogado e sim a empresa, onde esse determinado empregado trabalhou.

Aqui na nossa base já passam de 1000 pessoas que estão com alguma pendência com JR, Blip, Paquetá e RR Shoes. Durante todo o tempo o sindicato precisa gastar para acompanhar esses processos. Mas enquanto que a lei trabalhista não for mais rigorosa e em beneficio ao empregado, certamente mais casos irão acontecer.

bottom of page