top of page
Buscar

PROGRAMA DE RÁDIO 02 DE JANEIRO DE 2021

Atualizado: 8 de mai. de 2021


Associados do Siticalte, Bom dia.

- Já adentramos no ano novo e foi bastante diferente essa reta final de 2020. Que o ano possa trazer soluções na vacinação, e que voltamos a viver na normalidade. Que o povo tenha aprendido lições com tudo isso e que a humildade, a solidariedade, possam ter dado reflexos de como é importante ter saúde, liberdade e acima de tudo trabalho. Feliz 2021.


- O Siticalte faz questão de relembrar as polêmicas criadas por algumas pessoas mal informadas sobre a liberação do PIS, conhecido como 14º salario, que teve início em agosto. Devido à falta de sintonia entre o Ministério da Economia e o Ministério do Trabalho, atrasou a compilação dos dados. A última e recente liberação ocorreu somente agora, dia 21 de dezembro, e todos esses valores estão no Caixa TEM, por isso é necessário baixar o aplicativo. Que bom que desde o início o Sindicato buscou a informação correta e verdadeira, e orientou de tal maneira, dando tranquilidade a todos os calçadistas, principalmente das empresas Beira Rio, Piccadilly e RR Shoes. Agora que está resolvido e sabendo de quem foi o erro, é sempre bom tocar no assunto para, de fato, cada um assumir a sua culpa e sempre bom respeitar.


- Calçados Beira Rio irá selecionar fichas para suas próximas contratações, assim que tiver vagas. Para isso, fichas podem ser feitas a partir do dia 05 de janeiro na empresa.


- Nesse início de ano, continua a promoção de filiação ao Siticalte. A cada 50 novos filiados, haverá sorteio de um prêmio entre esses e entre os atuais associados que indicaram sócios novos. Aproveite e faça a filiação, sem carência e aproveite os convênios na área da alimentação, recém fechados.


- Para facilitar a comunicação, o Sticalte além de ter site, postagens no facebook e instagram, também tem o conhecido número de telefone 3762-7020 que é WhatsApp. Por isso podem ser enviadas perguntas e duvidas, que logo serão respondidas.


- O Siticalte avisa para todos prestarem atenção no atendimento dos advogados e antes de vir no dia, é bom dar uma ligada, pois alguns advogados aproveitam esse período de recesso da justiça, para conciliar as suas folgas.


- Geralmente no início do ano muitos empregados aproveitam e pedem demissão dos empregos para trocar. Importante todos prestarem atenção, isso vale tanto para o calçado como demais, pois ao pedir demissão e não havendo concordância do patrão, o mesmo pode exigir cumprimento do aviso de 30 dias, ou irá descontar os 30.

Não adianta assinar o aviso prévio não trabalhado e depois ver o estrago feito com o desconto dos 30. Informe-se antes junto ao sindicato, para que o mesmo possa orientar a maneira correta. No setor calçadista já há uma clausula no dissidio coletivo, onde em casos de novo emprego, apenas precisa cumprir 7 dias, ou descontar 7, e não 30 dias.

Trata-se de uma grande conquistas dos calçadistas.

Outro ponto importante a destacar, que nesse início de ano, qualquer pedido de demissão irá gerar poucas verbas rescisórias, pois o 13º salário foi recém quitado e muitas férias também foram concedidas durante a pandemia ou nesse final de ano. Por isso fica apenas os dias efetivamente trabalhados. Muita atenção a esses detalhes.


As informações do Siticalte retorna no próximo sábado. A todos um ótimo final de semana.

bottom of page