top of page
Buscar

PROGRAMA DE RÁDIO 22 DE AGOSTO DE 2020

Atualizado: 10 de mai. de 2021



Estamos nos aproximando do final do mês de agosto e com isso aumentam as expectativas de uma solução na questão do dissídio coletivo. Embora que, boa parte da categoria tem perguntando se haveria dissídio, a resposta do sindicato sempre foi Sim, pois mesmo reconhecendo toda a questão da pandemia, não é culpa dos empregados ter havido inflação acumulada desde 01 de agosto de 2019 até 31 e julho de 2020, ou seja, estamos repondo isso.

Repetir que se não houver negociação por parte dos sindicatos, aí sim não haveria esse aumento.

Como já citamos várias vezes, o índice de inflação do período foi de 2,69% e deverá ocorrer muito próximo a esses números.

Na próxima semana ainda ocorre uma reunião com as empresas do Vestuário, para um acordo direto. Até o próximo sábado deveremos ter informações concretas se haverá ou não reajuste no pagamento.

– PIS. Continua o impasse no pagamento do PIS para os primeiros meses que já foram liberados pelo Governo Federal. Há um verdadeiro empurra empurra entre os envolvidos. A Caixa Federal alega não ter recebido os dados da Rais, empresas transmitiram os dados pelo E-Social, que substituiu a Rais. Enquanto isso os empregados contam com esse valor, estão sem uma solução.

Pelas explicações mais convincentes recebidas pelo Sindicato, há falta de sintonia entre o ex Ministério do Trabalho, o qual foi incorporado pelo Ministério da Economia e esses dados não foram acessados de forma correta e enviados a Caixa.

O problema não é só em Teutônia, mas no Rio Grande do Sul inteiro temos relatos de situações, o que nos tranquiliza um pouco. Pelas informações recentes, haverá outro lote de liberação a partir do dia 04 de novembro, onde há expectativa de estar resolvido. O Siticalte pede aos prejudicados que façam denúncia ao própria Ministério do Trabalho, a fim de que o mesmo abra procedimento de investigação e veja onde estão os dados da Rais, enviados através do E-Social.

-O Siticalte continua com a possibilidade de associação a ex calçadistas, que já foram associados, para refazer a sua filiação na modalidade de sócio especial ou sócios aposentados da categoria.

Todos os benefícios são iguais aos que da própria categoria, e não param de crescer.

Venha até a secretaria do Siticalte para se informar, nos planos individuais e familiar.

Outro ponto a destacar é os filhos de associados maiores de 16 anos, que poderão se associar enquanto ainda não estiverem trabalhando.

– Atendimento dos advogados é mais um beneficio do sindicato. Todas as consultas sobre alguma questão de duvidas ou casos de aposentadoria, podem procurar junto ao sindicato o dia de atendimento do advogado. Para lembrar o advogado Elton Haefliger atende em segundas e quartas-feiras das 16h30 às 18h. Nas terças-feiras a tarde a partir das 14h, atende o advogado do escritório Francisquetti, com questões de aposentadoria, calculo de tempo para contagem de aposentadoria, questões previdenciárias e informações sobre o processo pendentes no caso RR Shoes e Paquetá.

E nas quintas-feiras das 16h30 às 18h, atende o advogado Nestor Leonhardt.

bottom of page