top of page
Buscar

PROGRAMA DE RÁDIO 27 DE JUNHO DE 2020


Todos dias há uma corrida atrás de documentos que ajudam na hora da aposentadoria. O mais comum é o PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário). Ocorre que o primeiro lugar onde os advogados previdenciários mandam os ex empregados é ao sindicato, sendo lógico, a casa do trabalhador. Mas precisamos relembrar que esse documento deve ser fornecido e assinado pela ex empresa e no caso a grande maioria já não existe mais, e não há como o sindicato emitir, apenas orientar onde é feito e pode ser feito ou fazer o meio de campo enviando todos os dados a empresa matriz se ainda estiver ativa. Outra questão é a demora em alguns casos podendo levar 4 a 5 meses. Sempre é bom lembrar que cada vez mais o INSS está colocando empecilhos e exigindo mais dados e documentos novos no intuito de dificultar a aposentadoria. Dito isso o Siticalte está à disposição sempre para ajudar, orientar e encaminhar ao responsável para preencher esses PPP’S, desde que não seja ilegal. Importante também relembrar que esse documento não existia no passado e agora para preencher e obter dados deve ter embasamento com PPRA e laudos para atestar que as condições no ambiente de trabalho eram de fato insalubres.

O Siticalte em toda sua existência há mais de 40 anos mantem um histórico de sempre pregar pela verdade e pelo justo e nunca foge de criticar ou elogiar sejam os atos cometidos pelos próprios empregados, pelas empresas ou pelos governos. Ainda no programa passado, fizemos menção da medida provisória 936 a qual trata da redução de jornada e redução de salário fazendo que o empregado recebesse pelo governo Federal dentro dos custeios estabelecidos, e também falamos que os 90 dias estariam se encerrando pois iniciou em 01 de abril para as empresas que aderiram desde o início. Já as empresas que usaram outras alternativas como férias começaram mais tarde e por óbvio, terminam mais tarde. Até o presente momento não houve prorrogação e que torna todos ansiosos pois sem essa ajuda milhares de empresas estarão em risco e pode haver nova onda de demissão. Então de fato elogiamos essa medida, agora há dentro do Congresso Nacional transitando a MP 927 da deputada Soraya Santos que quer prorrogar o recebimento de acordos trabalhistas até janeiro do próximo ano, ou seja, acordos em vigor como o caso RR Shoes seria interrompido. Vamos pressionar para que essa proposta não seja aprovada pois é sacanagem além de ter perdido o emprego, aceitado parcelar e agora querer empurrar para o próximo ano, é sem dúvida lamentável.

O Siticalte visando cada vez oferecer mais convênios lembra que o dentista Kurt Feiden é o novo conveniado. Atende em Canabarro, próximo ao Agrocenter Languiru. Igualmente lembra que todos dentistas conveniados estão concedendo descontos na manutenção de aparelhos e serviços de ortodontia. Procure se informar junto ao Sindicato ou no próprio dentista, são vantagens que cobrem a mensalidade e sobra dinheiro, basta saber usar os benefícios e sair com muitas vantagens. O Siticalte comunica ainda que tem seu site, facebook e whatsapp, para responder dúvidas e solicitar convênios.

bottom of page