top of page
Buscar

PROGRAMA DE RÁDIO DE 04 DE SETEMBRO DE 2021


Associados do Siticalte Bom dia!

No programa de semana passada em primeira mão anunciou-se o índice de negociações no dissidio em 9,85% para 12 meses completos de trabalho. Embora que o número de fato é muito superior aos últimos anos devido a inflação ser maior não tem nada a comemorar porque é reposição de perdas havidas nesse último ano e nada de aumento real. Mas por outro lado certamente todos ficaram felizes para ter ao menos esse reajuste uma vez que aumento espontâneos das empresas sumiram e na enorme maioria de vezes esse do dissidio é o único aumento de salário. Agora pede-se que confiram seus contra cheques e façam o cálculo, se de fato o valor foi dado corretamente e vai haver casos de gente com menos de um ano que poderá ser proporcional ao número de meses e se isso ocorrer precisa prestar atenção nos pisos da categoria que tem valores fixados, caso o empregado tenha entrado com valor baixo na empresa, logo mais será beneficiado pelo mínimo da categoria e em 01 de janeiro de 2022 haverá novo valor. Mas isso de forma pontual o Siticalte irá atender a quem tiver esse caso. Como já falamos foram meses de muito trabalho, articulação, pressão e cálculos e mais uma vez agradecemos a todos que se emprenharam e ajudaram para o bom andamento das negociações.

Hoje 04 de setembro seria a data escolhida para a tradicional festa das crianças calçadistas, mas como ainda não foi possível nos resta lamentar mais um ano sem esse tradicional evento. Por outro lado, foi encaminhado plano de contingência para liberação e uso do salão de festas o qual foi aprovado pelo COE municipal e agora serão feitas reservas, lógico desde que as condições de pandemia continuem favoráveis.

Vagas de cursos: O Siticalte continua firme no propósito de oferecer cursos e entregar mão de obra qualificada as empresas para recuperar os 1200 postos de trabalho perdidos somente no nosso setor. A cada anúncio de vaga nas redes sociais do Siticalte ficamos muito felizes e a função de costureira é muito procurado, por isso, quem quiser aprender o Sindicato ensinará e depois de concluído a oportunidade de trabalho é real.

Nessa semana havia expectativa de votação de Medida Provisória 1045 que tratava da redução de jornada e suspensão e pelo projeto original era exclusiva para gestantes serem afastadas do trabalho presencial e receber pelo governo. Contudo na Câmara Federal com apoio do próprio Ministro da Economia o projeto sofreu emendas e fizeram uma mini reforma trabalhista retirando muitos direitos e precarizando ainda mais as relações do trabalho. E em votação no Senado o projeto foi rejeitado e agora não há nenhuma notícia de como ficará com as gestantes, pois no momento em vigor está valendo o afastamento do trabalho para atividades em casa sem prejuízo da remuneração, ou seja, as empresas precisam pagar o salário.

- O Siticalte comunica que na próxima terça-feira dia 07 de setembro, feriado da Independência do Brasil, estará fechado.

- As informações do Siticalte retornam no próximo sábado, tenham todos um ótimo final de semana.


bottom of page