top of page
Buscar

PROGRAMA DE RÁDIO DE 19 DE JUNHO DE 2021


Associados do Siticalte Bom dia!

Nessa semana mais precisamente dia 15 ocorreu então a tradicional assembleia do dissidio coletivo dos setores do calçado, vestuário e malharias. Embora que ainda restam dois meses e meio para sabermos o que de fato irá acontecer e qual será o INPC oficial, faz-se necessário todo esse processo burocrático para chegar no início de setembro com pagamento e obter a reposição. Sempre é preciso lembrar que na atual política brasileira os reajustes somente acontecem se há negociação cada ano pois não há forma automática. Importante também agradecer a todos que se fizeram presente na assembleia e que representaram todos os demais que não puderam ou não acharam importante comparecer. Também precisa ser dito que o Siticalte negocia dois dissídios, um para o calçado e outro para o vestuário e malharias, mas a data base é igual (01 de agosto).

O Siticalte já enviou e mail ao sindicato do vestuário Patronal parabenizando pelo trabalho de fortalecimento e valorização das 15 mil empresas gaúchas no setor de roupas e confecções as quais empregam 61 mil pessoas e recentemente lançamento da etiqueta com selo de produzido no RS (Made in RS). A moda que você usa faz o futuro que você quer. Com dificuldade de importação da China está aí o resultado de incremento de um setor que terá muito a crescer ainda. Faz vários anos que o Siticalte acredita e investe em cursos para qualificar mais na mão de obra ainda e contribuir gerando emprego e renda.

Todos estão cientes de que a pandemia continua e os contágios podem ocorrer a qualquer momento, mas muita gente não pode escolher ficar em casa. E o ponto que hoje queremos nos referir, é saber a urgência que requer das autoridades sanitárias e políticas para fazer esforço e vontade em retornar as creches no turno integral. Não há justificativa e tão pouco desculpa referente a cumprir protocolos pois o que presenciamos é acúmulo de crianças em casas particulares, as quais tem em vários casos mais crianças do que se fosse na creche. Precisamos rever isso, avançar no debate e achar uma solução.

O Siticalte mais uma vez alerta para as consequências de quem está na redução de jornada e salário e suspensão de contrato. Sempre falamos e elogiamos a medida provisória, antes 936 e agora reeditada 1045 e pela primeira vez feito para de fato preservar o emprego e não primeiro demitir e depois usar o seguro desemprego. Mas há algumas questões que devemos prestar atenção pois nos casos de suspensão não há sequer qualquer contribuição ao INSS e por isso não irá contar para tempo de contribuição numa futura aposentadoria. No caso de redução de jornada deve haver recolhimento mínimo ao ponto de satisfazer o total exigido pelo INSS sob pena de jogar fora o valor parcial e na grande maioria dos casos faltam de 12 a 20 reais para recolher e daí sim contar para o mês já há alguns escritórios de contabilidade fazendo esses cálculos e repassando as empresas para passar ao empregado que ficará ciente se quer recolher ou não. São pontos que precisam ser alertados. Mas de novo muito importante a medida provisória a qual é fundamental para sobrevivência do setor.

Nesta semana ocorreu o 7° sorteio da campanha de captação de novos associados onde a cada grupo de 50 novos associados há sorteio de um prêmio e o ganhador foi Denis Muller que é funcionário da Calçados Beira Rio. E na próxima semana haverá sorteio da promoção mensal de 20 brindes no setor da alimentação, como lanches, almoços e tortas. Esse sorteio é entre todos associados.

As informações do Siticalte estarão de volta no próximo sábado. Tenham todos um bom final de semana.

bottom of page