top of page
Buscar

PROGRAMA DE RÁDIO DE 21 DE AGOSTO DE 2021


Associados do Siticalte, Bom Dia!

Mais uma semana se passou e ainda não tivemos definição para o dissídio e o tão esperado e necessário reajuste salarial. Mas como tem sido todos anos faz parte da estratégia, pois a grande massa calçadista do Estado do RS tem sua data base em 01 de agosto e são vários dissídios que precisam ser negociados. Importante lembrar que o índice do período é de 9,85% isso se refere a perdas ocorridas na inflação e se for visto o valor dos alimentos, gás, luz certamente esse índice seria muito maior.

Lembramos que o Siticalte negocia também o dissidio das malharias e confecções e estamos confiantes de que haveremos de ter entendimento.

Outra questão que precisa ser levantada é da necessidade de reajuste, pois o achatamento dos salários é visível e dezenas de empregados estão se desligando para obter empregos em outros setores da economia, por isso não há nem o que discutir sobre a necessidade do reajuste.

O Siticalte pede para que todos os funcionários continuem mobilizados junto as suas empresas e perguntando ao seu chefe ou dono sobre quanto de reajuste terão e pressionar para o tal.

Nessa semana mais precisamente quinta feira retornou o encontro de aposentados do Siticalte com palestra da farmacêutica Fabiana Wink das farmácias Languiru com o tema pressão alta e diabetes além de aferir a pressão e testes de glicose no local.

A diretoria do Siticalte está muito feliz com a presença desses aposentados que retornaram com segurança. O Siticalte também agradece as profissionais das farmácias Languiru pelo apoio e pelo convênio em descontos de remédios.

Aos aposentados e sócios especiais que ainda não participam dos encontros desde já se sintam convidados e podem pedir mais informações no Sindicato.

Estamos nos aproximando de final de ano e com isso nossa esperança de mais empregos e mais pedidos. Geralmente tem sido a época de recuperar o tempo perdido e trabalhar para ter de fato uma gordura e poder honrar as despesas do 13º e férias.

O Siticalte pede encarecidamente que todos façam as vacinas do Covid, pois só elas de fato podem nesse momento fazer com que possamos voltar a ter normalidade. Pesquisas estão aí onde 99% dos infectados são justamente de pessoas não imunizados e isso requer reflexão e certamente os governos devem apertar mais para que essas pessoas tenham alguns serviços ou sua liberdade condicionada e em recentes decisões até justa causa, cabe a quem não quer se vacinar pois além de pôr em risco sua vida, o mais grave está colocando a dos outros. Fica aí o pedido e reflexão para toda população ir e buscar imunização completa.

Na próxima semana dia 25 termina a segunda prorrogação da redução de jornada e salário. A expectativa é de ter nova redução o que ainda não aconteceu e também quem sabe um esclarecimento sobre as gestantes pois há muitas interpretações e tratamentos diferentes com a situação. Temos repetido que o programa de redução de jornada através da MP 956 e 1045 foi de fundamental importância para salvar milhões de empregos porém agora já é hora de retornar e fica o alerta que nas suspensões dos contratos não contará 13° salários nos meses de afastamento e tão pouco teve FGTS ou recolhimento do INSS por parte das empresas e esse prejuízo será sentido logo mais.

As informações retornam no próximo sábado.

Tenham todos um excelente final de semana.




bottom of page