top of page
Buscar

PROGRAMA DE RÁDIO DE 24 DE JULHO DE 2021


Associados do Siticalte Bom dia!

Estamos quase no final do mês de julho e com isso irá fechar o índice oficial da inflação para nossa categoria do calçado e também do vestuário e malharias. A data base é de 01 agosto e todos que estão trabalhando a partir desta data com pagamento de salário no início de setembro terão já direito a algum reajuste, mas sempre lembrar que não há reposição do dissidio sem que haja negociação do sindicato com o sindicato patronal. Para sabermos o índice exato e oficial somente a partir de 09 de agosto, quando O Dieese irá divulgar o INPC do período e daí propriamente dito que se inicia a negociação e se tudo correr bem no próximo pagamento se terá reajuste ou ao menos seria devido de forma retroativa. Importante cada empregado dar uma perguntada a seu chefe ou até mesmo patrão para pressionar e dizer do quanto é necessário essa recomposição da inflação pois houve perdas no poder aquisitivo da família e não estamos falando nem em aumento real. A projeção é índice superior a 9% podendo ficar próximo a 9,5%.

Tanto o ano 2020 como 2021 tem sido de desafios e superações com a terrível pandemia e total anormalidade se comparado ao que estávamos acostumado, e temos certeza que a maior parte está superada e as vacinas cada dia mais próximas com aplicação em idade reduzida fará com que vencemos esses momentos terríveis e possamos projetar dias com mais empregos e festas em liberdade. Pensando nisso e tendo várias oportunidades no futuro próximo, pedimos que se busque cursos de qualificação para poder entrar num emprego assim que a pandemia der uma trégua.

O Siticalte tem a disposição o curso de costura em calçados e agora também do vestuário para justamente preparar profissionais. Procure se informar no sindicato e faça seu curso pois após a conclusão há chance de emprego é grande. Outro projeto de grande valor são os cursos de informática e profissionalizantes na franquia Ouro Moderno. São quase 100 tipos de cursos com treinamento a disposição e oportunidade imperdível.

Desde 2017 quando da reforma trabalhista iniciou-se um verdadeiro desmonte dos sindicatos e uma verdadeira retirada dos direitos trabalhistas. Se não bastasse o governo Bolsonaro inclusive extinguiu o Ministério do Trabalho e enfraquecendo de tal maneira que não há sequer fiscais que vão a campo. O que estamos assistindo são verdadeiras organizações criminosas que fraudam os direitos dos trabalhadores e abrem empresas e não pagam ninguém se aproveitando da precariedade das relações do trabalho e quem é o maior prejudicado sem dúvida é o empregado, além do governo que não arrecada impostos e as outras empresas que são de fato corretas pois são honestas e trabalham na lei. Falando do setor que o Siticalte representa muito cuidado quando uma empresa abre e não há presença do sindicato, não fazem questão de oferecer filiação e não assinam carteira, ali na certeza tem plano de golpe. Não iremos prolongar esse assunto mas está acontecendo ao nosso redor e oportunamente falaremos mais.

Queremos parabenizar a todos colonos e motoristas pelo dia que se comemora amanhã 25. Os colonos que tão arduamente produzem para que a cidade possa se alimentar. Aos motoristas que transportam para levar até os cantos desse país. Os dois setores que não puderam parar nem na pandemia, parabéns pelo dia.

As informações retornam no próximo sábado, tenham todos um bom final de semana.



bottom of page