top of page
Buscar

PROGRAMA DE RÁDIO DE 26 DE FEVEREIRO DE 2022


Associados do Siticalte Bom dia!

Nesta semana mais precisamente dia 24 o Siticalte sediou a reunião da Federação do calçado e vestuário, onde dirigentes de vários sindicatos do Estado se fizeram presentes. A integração e busca de conhecimentos entre diversos municípios sempre é muito proveitoso e por isso o Siticalte se sente honrado em poder ser local de mais uma importante reunião. Entre os assuntos foram a questão do piso regional, a valorização da mão de obra com melhores salários, qualificação profissional entre outros.

Nos últimos dias a grande imprensa noticiou sobre possível antecipação e liberação de valores do fundo de garantia. Ocorre que estamos em ano eleitoral e daí tentam fazer um pacote de bondades e sempre bom lembrar que enquanto isso está no projeto, o PIS de 2020 está sendo liberado agora e ainda com muitos problemas de gente que não está conseguindo sacar pois não estariam achando os dados do trabalhador. Ora essa integração entre antigo Ministério do Trabalho com Ministério da Economia e agora outra vez recriação do Ministério do Trabalho para dar o cargo a um político fez essa bagunça e o prejudicado que precisa correr e tentar resolver é o trabalhador. O Siticalte já atendeu vários casos e agora o próprio governo admitiu que há dados de ao menos 2 milhões de pessoas faltando. Espera-se que resolvam isso.

Já sobrea liberação de mais uma parte do FGTS sempre é bom entrar dinheiro ainda mais em crise mas lembrar que esse valor virá a menos na hora da demissão. Aliado a este assunto também há estudo por parte do ministro Guedes redução do IPI. Medida bem importante mas ao mesmo tempo insuficiente porque enquanto que há verdadeiro desmonte da indústria Nacional e quase tudo se importa da China, o fato é que estamos gerando empregos lá, quando o mais apropriado e correto seria incentivar produzir no Brasil com eficiência e custo menor e isso refletiria na geração de milhões de empregos dando assim mais salários, mais consumo, mais impostos, mais arrecadação na previdência, menos seguro desemprego, menos auxilio Brasil. Essa sim é a solução.

Como já falado no sábado passado novamente na segunda feira dia 28 e terça dia 01 de março as escolas de educação infantil estarão sem aulas. O que muitos pais farão para cuidar os filhos se na iniciativa privada não é feriado?

Certamente aos faltantes será descontado o dia, o final de semana e quem sabe até reflexos. Dois anos de pandemia com tudo pela metade essa retomada podia ter sido de trabalho e não de parada.

O Siticalte voltou com força total nos projetos de qualificação profissional onde a formação traz a diferença e ingressar no mercado de trabalho fica mais fácil. Os cursos abertos são de informática nos períodos manhã, tarde e noite, curso de costura tarde e noite em calçados e curso de tecido a noite. Lembrando que quarta feira dia 02 de março terá início o projeto desenho artístico uma parceria dos núcleos de cultura. Você que está esperando vaga agende e procure saber o seu horário.

As informações retornam no próximo sábado, tenham todos um bom dia e um excelente final de semana.

bottom of page